Marcia Rodrigues

Radio Butterfly Hosting

Radio Butterfly Hosting

Programa "Seu Destino nas Cartas de Tarot"
Telefone: (16) 99602-0021

Capricórnio

22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO

Capricórnio é o décimo signo do zodíaco, mas o primeiro dos signos que podem ser chamados de mais universais (juntamente com Aquário e Peixes). É o terceiro e o último signo de terra (depois de Touro e Virgem) e é regido pelo planeta do destino, Saturno. Capricórnio simboliza a visão séria da maturidade, mas também a percepção da relação do espírito individual com o Universo. Economia, recusa em desperdiçar energia e uma cuidadosa abordagem das coisas exemplificam a atitude responsável do capricorniano.
A cabra capricorniana pode pastar judiciosamente nos prados por um certo tempo, mas em geral busca um ponto mais alto e vantajoso nas montanhas: ambição, impulso e esforço para ser bem-sucedido são simbolizados por esta cabra aspirante. Felizmente , a capacidade de chegar ao topo e permanecer ali são características do capricorniano. A natureza profética da vida é sentida neste signo, mas a importância da vontade livre e da autoconfiança não é esquecida.
O signo de Capricórnio pode ser visto como um estágio evolucionário entre Sagitário e Aquário que transmuta energias filosóficas, mutáveis e ardentes em etéreas, desapegadas e excêntricas.

A PERSONALIDADE DE CAPRICÓRNIO
Se Capricórnio representa o décimo período da vida, dos 63 aos 70 anos de idade, a personalidade de Capricórnio pode ser comparada à necessidade de uma existência segura com apoio estável e estrutural, mas também pode indicar um endurecimento ou cristalização de pensamentos e idéias. A regência de Saturno empresta seriedade, sentimento de responsabilidade e (em contraste com a regência de Júpiter de Sagitário), desejo de limitar em vez de expandir. O capricorniano tende para o conservardor, mas isto nem sempre o impede de buscar as alturas, que freqüentemente supera de maneira paciente e persistente. O capricorniano não se importa muito com o tempo que levará para atingir sua meta. Ele acredita em trabalhar e retrabalhar seus materiais lenta e cuidadosamente, e raramente desiste.
Muitos astrólogos reconhecem que Capricórnio é o signo astrológico mais difícil de ser classificado, encontrando tipos amplamente variados nascidos sob este signo. No entanto, parece que os capricornianos compartilham o senso de falalismo de Saturno, que lhes concede uma espécie de aceitação muito diferente, de por exemplo a alegre extroversão do aquariano. O capricorniano considera a experimentação, a dificuldade e até o sofrimento como parte da vida. Talvez fique mais desconfiado quando as coisas parecem fáceis demais ou correm bem demais. Além disso, o capricorniano em geral aceita o papel que desempenha na vida, mas também pode carecer da flexibilidade necessária à mudança.
Os capricornianos têm um conhecimento instintivo do poder e de seu funcionamento. Muitos devem cuidar da tendência para o comportamento ditatorial. Outros capricornianos, entretanto, não se especializam em dizer as pessoas o que fazer, mas como fazer, não é raro demonstrarem uma profundidade impressionante de conhecimento para fundamentar suas afirmações. Em geral o capricorniano dá a impressão de que sabe do que está falando e se cometeu um erro ou tomou a direção errada é preciso anos de luta insistente por parte de seus adversários antes que admita seu erro, se é que o faça algum dia.

ELEMENTO: TERRA

QUALIDADE: CARDINAL

REGENTE: SATURNO

SÍMBOLO: CABRA

MODO: SENSAÇÃO

LEMA: EU DOMINO

PERÍODO
IMAGEM
Cúspide Sagitário – Capricórnio
(segmento 22-25 de dezembro)
Profecia
Capricórnio I
(26 de dezembro a 2 de janeiro)
Governante
Capricórnio II
(3 a 9 de janeiro)
Determinação
Capricórnio III
(10 a 16 de janeiro)
Domínio
Cúspide Capricórnio – Aquário
(segmento 17-20 de janeiro)
Mistério e Imaginação

PEDRAS E USOS DE CAPRICÓRNIO
Diamante: aumenta a autoconfiança, estimula a ambição.
Olho – de – Falcão: aumenta o poder visionário, estimula a intuição.
Safira Branca: combina disciplina com amizade.

CORES DE CAPRICÓRNIO
Todas as nuances de marrom, laranja.

ÁREAS DO CORPO DE CAPRICÓRNIO
Dentes. Sistema esquelético, joelhos.

TONS E COMPOSIÇÕES DE CAPRICÓRNIO
Dó menor (Quinta sinfonia, sonata Patética – Beethoven; sinfonia da Ressurreição – Mahler: primeira sinfonia Brahms; Passacaglia – J.s. Bach) Si maior (primeiro trio para piano – Brahms; Noturno em si maior _ Chopin).

PLANTAS DE CAPRICÓRNIO
Cicuta, papoula negra, bardana.

ÁRVORES E ARBUSTOS DE CAPRICÓRNIO
Solstício de inverno: teixo 22 de dezembro: Sabugueiro – 23 de dezembro a 20 de janeiro: bétula.

ATRAÇÕES DE CAPRICÓRNIO
Touro, Escorpião, Leão.

PESSOAS NOTÁVEIS DE CAPRICÓRNIO
Ava Gardner, Carlos Castaneda, Cissie Spacek, Mao Ze Dong, Crystal Gayle. Lous Pateur, Marlene Dietrich, Denzel Washington, Maggie Smith, J.R.R. Tolkien, Mary Tyler Moore, Henri Matisse, Elisabeth Arden, Anthony Hopkins.

Voltar