Touro - 21 DE ABRIL A 21 DE MAIO

TOURO é o segundo signo do zodíaco, representando crescimento e desenvolvimento. É o primeiro signo de terra e como tal mostra o espírito plenamente encarnado, criando raízes. Touro representa o aspecto acalentador do ego – cuidado, administração, manutenção. Em termos humanos simboliza o crescimento pessoal constante da infância à adolescência.
Regido por Vênus, o taurino busca harmoia e se interessa por tornar seu ambiente belo. É profundamente envolvido com o mundo material. Portanto, Ter posses e estabelecer segurança é vital em sua existência. Como o signo de Touro é fixo e seu elemento é Terra, em geral é descrito como teimoso e briguento ( como o seu símbolo, o touro), mas em prol da harmonia pode tornar-se surpreendentemente flexível.
Touro pode ser visto como um estágio evolucionário entre Áries e Gêmeos que transmuta energias ardentes, diretas e descomplicadas em etéreas, expansivas e mutáveis.

A PERSONALIDADE DE TOURO
Se Touro representa o segundo período da vida, entre os sete e quatorze anos de idade, o taurino pode ser comparado à criança que controla mais seu ambiente imediato – o aprendizado do que lhe pertence e do que não lhe pertence. Com posses advém dupla responsabilidade: aprender a usá-las e cuidar delas. A manutenção surge como tema importante aqui, uma vez que a criança aprende que as coisas duram mais e funcionam melhor se tratadas com cuidado. Além disso, é desenvolvida a capacidade de dividir e de comercializar. Enquanto os pais eram a principal fonte de apoio nos sete primeiros anos, o segundo estágio da infância focaliza o aprendizado de fazer as coisas por conta própria e o avanço para a autonomia. Com isso vem a compreensão por vezes dolorosa de que não somos sempre o centro das atenções. Papéis significativos devem ser estabelecidos com relação aos irmãos e colegas de escola; a cooperação surge como uma habilidade importante que deve ser desenvolvida.
O taurino mostra grande interesse por assuntos materiais, do sexo aos alimentos, passando pelos esportes, como faz a criança em desenvolvimento. Embora estabelecer e dar forma a projetos seja um de seus pontos fortes, o taurino não anseia por constante atividade como o ariano; na verdade, ele gosta muito de descanso e conforto. Também pode funcionar como agudo observador – é valioso e perspicaz conselheiro no que tange às atividades dos outros. O taurino em geral desenvolve a capacidade de contemplar, planejar cuidadosamente uma estratégia e esperar pelo momento oportuno para implementar seu plano. Entretanto, corre o risco de procrastinação e de perder o impulso para a ação.
O taurino gosta de fazer parte de uma equipe, mas conserva em grande medida sua autonomia; seus impulsos e individualidade dominantes em geral impede-os de ficar muito tempo no papel de seguidor. Fazendo jus à sua reputação de obstinado, seus colegas de trabalho podem periodicamente se defrontar com sua conclusão final: do jeito que eu quero ou de jeito nenhum. O taurino pode ser acusado de egoísta; é justo, ele protege primeiro seus interesses. Mas no fim ele adota o interesse das pessoas queridas que o cercam. Vive para quem ama.

ELEMENTO:
TERRA

QUALIDADE: FIXO

REGENTE:
VÊNUS

SÍMBOLO: TOURO

MODO: SENSAÇÃO

LEMA: EU TENHO

PERÍODO
IMAGEM
Cúspide Áries – Touro
(segmento 21-24 de Abril)
Poder
Touro I
(25 de Abril a 2 de Maio)
Manifestação
Touro II
(3 a 10 de Maio)
Professor
Touro III
(11 a 18 de Maio)
Natural
Cúspide Touro- Gêmeos
(segmento 19-21 de Março)
Energia

PEDRAS E USOS DE TOURO
Quartzo rosa: calmante; inspira a imaginação
Esmeralda: promove o aprendizado; aumenta a autoconfiança
Lápis-lazúli: aprofunda atividades no plano material.

CORES DE TOURO
Todas as nuances do azul; verde- escuro

ÁREAS DO CORPO DE TOURO
Ouvidos, cordas-vocais, pescoço e garganta, palato, glândulas salivares, cerebelo.

TONS E COMPOSIÇÕES DE TOURO
Fá maior (sinfonia Pastoral, sonata – Primavera – Beethoven ) primeiro concerto de Brandemburgo – J.S. Bach; terceira sinfonia – Brahms . Mi maior (“Primavera” de As Quatro Estações – Vivaldi; Ferreiro Harmonioso – Haendel; Concerto em mi maior para violino – J.S. Bach; sonata para piano opus 109 – Beethoven.

PLANTAS DE TOURO
Margarida, dente-de-leão, lírio.

ÁRVORES E ARBUSTOS DE TOURO
21 de abril a 12 de maio: abrunheiro, salgueiro – 13 a 21 de maio: pilriteiro.

ATRAÇÕES DE TOURO
Livra, Escorpião, Capricórnio

PESSOAS NOTÁVEIS DE TOURO
William Shakespeare, Immanuel Kant, Shirely MacLaine, Fred Astare, Margor Fonteyn, Duke Ellington, Golda Meir, Karl Marx, Ella Fitzgerald, Jack Nicholson.