Virgem - 24 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO

Virgem é o sexto signo do zodíaco e o segundo signo de terra (depois de Touro) e também o segundo signo regido por Mercúrio (depois de Gêmeos). Porém difere de Touro e Gêmeos por ser mais analítico, cuidadoso e ordeiro. Virgem representa a necessidade que a vida tem de uma abordagem sistemática às preocupações da existência. Este signo pode ser concebido simbolicamente como aquele que traz e liga as energias difusas à terra.
Em termos humanos. Virgem pode ser comparado aos esforços do ego do adulto para prover estrutura à vida e trazer uma significativa contribuição ao mundo por meio do serviço ordenado. Fortes tendências morais conferem ao virginiano uma imagem séria e, de fato, apenas certas formas de humor o atraem. Discriminados ao extremo, o virginiano é na verdade altamente seletivo no que diz respeito à maior parte das formas de experiência humana.
O signo de Virgem pode ser visto como um estágio evolucionário entre Leão e Libra que transmuta energias fixas, constantes e diretas em graciosas, sociais e diplomáticas.

A PERSONALIDADE DE VIRGEM
Se Virgem representa o sexto período da vida, dos 35 aos 42 anos de idade, o signo pode ser comparado com o adulto maduro que traça de forma constante seu caminho no mundo, mas inevitavelmente se defronta com e resolve problemas importantes (sobretudo na crise da meia-idade, por volta dos quarenta anos). Reservado, o signo de Virgem é muito cuidadoso em relação ao que oculta e ao que revela – e também quando e como o faz. O mundo interior do virginiano não é sonhador (como o de Câncer e Peixes), mas preocupado com a análise, a solução e a avaliação. O futuro é também foco primário do virginiano, que tende a planejar e trabalhar suas metas. Por exemplo, organizar um esquema de trabalho que permita mais tempo livre, economizar para viagens, traçar planos cuidadosos e utilizar bem espaço para bagagem ou transporte são características da maneira virginiana de preparar-se para as férias.
Isto não significa que o virginiano não goste de espontaneidade e improvisação, mas sim que é importante haver uma estrutura essencial subjacente. Os traços de rapidez e independência encontrados no lado mercuriano de Gêmeos são em geral temperados em Virgem, preferindo a tendência deste deus de empregar seus talentos a serviço dos outros. Os virginianos são excelentes familiares e colegas de trabalho, capazes de contribuir enormemente (às vezes em excesso) ao trabalho de equipe.
Os virginianos tendem a tomar as coisas literalmente, portanto, se algo lhes é prometido, esperam que seja cumprido. Às vezes seu senso de humor é refreado por seu literalismo, embora gostem de jogos de palavras e de comentários espirituosos. O virginiano muitas vezes faz pedidos em palavras, esperando que suas necessidades sejam satisfeitas sem Ter de expressá-las verbalmente. Tradicionalmente, o signo de Virgem é descrito como modesto, até puritano, mas muitos virginianos podem deixar de lado uma atitude moral convencional e expressar seus sentimentos e desejos sem restrições. Ainda assim, esta liberdade que concedem a si mesmos (mas raramente aos que amam) dificilmente fica fora de controle.

ELEMENTO: TERRA

QUALIDADE: MUTÁVEL

REGENTE: MERCÚRIO

SÍMBOLO: VIRGEM

MODO: SENSAÇÃO, PENSAMENTO

LEMA: EU SIRVO

PERÍODO
IMAGEM
Cúspide Leão-Virgem
(segmento 24-25 de agosto)
Exposição
Virgem I
(26 de agosto a 2 de setembro)
Construtores de Sistemas
Virgem II
(3 a 10 de setembro)
Força Equilibrada
Virgem III
(11 a 18 de setembro)
O literal
Cúspide Virgem-Libra
(segmento 19-22 setembro)
Beleza

PEDRAS E USOS DE VIRGEM
Ametista: liberta de preocupações diárias
Cornalina: alivia preocupações, dor de est6omago e pesadelos.
Marcassita: fortalece a autoconfiança e a vitalidade.

CORES DE VIRGEM
Prata, índigo, violeta escuro.

ÁREAS DO CORPO DE VIRGEM
Abdome, intestino delgado e grosso, pâncreas, baço, sistema metabólico.

TONS E COMPOSIÇÕES DE VIRGEM
Dó maior (Fantasia Wanderer, nona sinfonia Schubert; sinfonia Júpiter – Mozart; primeiro prelúdio, estudo – Chopin; primeiro concerto para piano – Beethoven. Ré Bemol maior ( Um sospiro Liszt; Claire de Lune – Debussy)

PLANTAS DE VIRGEM
Gualtéria, artemísia, alfeneiro

ÁRVORES E ARBUSTOS DE VIRGEM
24 de agosto a 1 de setembro : aveleira, amêndoa, maçã.
2 a 22 de setembro : videira, amora-preta.
Equinócio de outono: álamo, choupo tremedor.

ATRAÇÕES DE VIRGEM
Gêmeos, Peixes, Touro.

PESSOAS NOTÁVEIS DE VIRGEM
Madre Tereza, Agatha Christie, Maria Montessori, Greta Garbo; Sean Connery. Mary Shelley, Deng Xiao Ping, Althea Gibson, Rocky Marciano, Geraldine Ferraro.