Sagitário - 22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO

O signo de Sagitário é o nono do zodíaco e o terceiro e último signo de fogo (depois de Áries e Leão). Regido pelo expansivo planeta Júpiter, Sagitário simboliza a crescente visão filosófica do espírito humano – sua expansividade, otimismo e recusa a se perder em detalhes (isto é, sua capacidade de ver o todo).
O sagitariano é descrito como um arqueiro, um centauro sábio, meio-homem meio-cavalo. Do mesmo modo, o filósofo em que Sagitário pode lançar a seta no cerne da questão. O sagitariano busca enobrecer a condição humana – suas setas também podem levar-nos às estrelas. O sagitariano pode pecar pelo excesso (indo muito longe ou demasiadamente rápido) mas nos impele a não sucumbir à mesquinharia ou ações vulgares. Suas energias jupiterianas incentivam a si mesmo e aos outros a ver o lado bom das coisas.
O signo de Sagitário pode ser visto como um estágio evolucionário entre Escorpião e Capricórnio que transmuta energias fixas, poderosas e controladoras em aspiradoras, terrenas e pragmáticas.

A PERSONALIDADE DE SAGITÁRIO
Se Sagitário representa o nono período da vida, dos 56 aos 63 anos de idade, a personalidade de Sagitário pode ser comparada com aqueles indivíduos plenamente dotados de poder que começaram a afastar-se do mundo da família e das responsabilidades da carreira para devotarem-se a interesses pessoais ou universais. Tal orientação é sublinhada pela regência de Júpiter, que empresta-lhe expansividade, otimismo e desejo de ver o todo. Além disso, honestidade de intenção e confiança são princípios éticos fortes que o sagitariano aplica para si mesmo e para os outros. Mas embora o sagitariano em geral tenha uma visão positiva da vida, com freqüência se envolve em disputas devido a suas opiniões idealistas. Sua energia elétrica é prodigiosa, mas invariavelmente esmorece quando a automotivação e a autoconfiança, elementos cruciais, declinam.
O sagitariano é um eterno estudante, buscando sempre conhecer mais sobre o mundo. Não é de admirar que os nascidos sob o signo do centauro tenham interesse especial pela natureza e os animais – os últimos podem vir a representar um ideal que, segundo os sagitarianos, deveria ser imitado pelos seres humanos. Muitos sagitarianos chegam ao ponto de rejeitar em última instância certos valores da sociedade em favor de uma verdade superior. Devem Ter cuidado para não condenar demais os que não partilham de suas opiniões.
O amor do sagitariano pelo movimento e pelas viagens é bem conhecido, mas quando encontra uma situação de que goste pode se sentir muito satisfeito em permanecer no mesmo lugar. No recesso do lar sente-se confortável para explorar a esfera do pensamento, bem como para desenvolver projetos novos e desafiadores. Raramente entediado, o sagitariano busca constantemente novas formas de expressão.

ELEMENTO: FOGO

QUALIDADE: MUTÁVEL

REGENTE: JÚPITER

SÍMBOLO: CENTAURO

MODO: INTUIÇÃO

LEMA: EU FILOSOFO

PERÍODO
IMAGEM
Cúspide Escorpião-Sagitário
(segmento 22-24 de novembro)
Revolução
Sagitário I
(25 de novembro a 2 de dezembro)
Independente
Sagitário II
(3 a 10 de dezembro)
Originador
Sagitário III
(11 a 18 de dezembro)
Titã
Cúspide Sagitário-Capricórnio
(segmento 19-21 de dezembro)
Profecia

PEDRAS E USOS DE SAGITÁRIO
Turquesa: protege contra catástrofes
Ametista: promove suavidade e compreensão
Citrino: age como agente entre o eu inferior e o eu superior.
Cores de Sagitário:
Azulão; bege; bronze.
Áreas do Corpo de Sagitário
Quadris, coxas, fígado, veias, sistema muscular.
Tons e Composições de Sagitário
Si bemol maior (sexto concerto de Brandemburgo – J.S. Bach; concertos para piano – Mozart, Brahns; sonata para piano opus póstumo – Schubert) Lá menor (concerto para violino em lá menor – Bach; Concerto para flauta doce em lá menor – Telemann; concerto para piano – Grieg; Quarta sinfonia – Sibelius).

PLANTAS DE SAGITÁRIO
Aspargo, castanha e soja.

ÁRVORES E ARBUSTOS DE SAGITÁRIO
22 a 24 de novembro: junco – 25 de novembro a 21 de dezembro: sabugueiro. Solstício de inverno: teixo.
ATRAÇÕES DE SAGITÁRIO
Gêmeos, Áries, Touro, Virgem.

PESSOAS NOTÁVEIS DE SAGITÁRIO
Harpo Marx; Shane Gould, Henri Toulousse – Lautrec, Tina Turner, Joe DiMaggio, Carrie Nation , Bruce Lee, Edith Piaf, Adam Clayton Powell Jr., Petra Kelly, Mark Twain , Winston Churchill.